domingo, 9 de outubro de 2011

Iniciação ao Twitter - primeiro vôo

Estive a ler os Guias do Twitter disponibilizados na uc AVA do Mestrado de Pedagogia e-Learning e, pela primeira vez, consegui perceber uma série de funcionalidades que nunca tinha entendido, nomeadamente, o facto de se poder partilhar e receber informação de uma forma simples e rápida entre vários utilizadores.

Já tinha utilizado o Twitter mas sem perceber as várias possibilidades que esta rede social permite criar, e com vantagens relativamente a outras, tais como, o Facebook.

Também fiquei a saber que pode funcionar como o Messenger ou o Gtalk.

Por exemplo não fazia ideia do que eram hashtags, o que é sem dúvida uma aplicação muito útil.

Passei a entender melhor o conceito de Followers e Following e a utilidade de criar Listas.

Tenho ainda dificuldades relativamente às ferramentas para gerir mensagens. O Paulo Simões refere o Hootsuite e o TweetDeck. Mark O'Neill fala do Twhirl e do Twitter Gadget for Gmail.


Tendo em conta os conselhos dados pelo Pedro Lopes, vou mudar a fotografia que coloquei no meu perfil do Twitter, pois tinha colocado a foto de um Avatar, contudo, é preferível personalizar o perfil com um foto real, de forma a ser mais fácil a identificação pelos outros utilizadores.

Por fim, nem tudo são vantagens e facilidades e é importante não nos perdermos com tanta informação (nem toda a informação é de qualidade) e arranjar seguidores, bem como, seguir os utilizadores que nos pareçam interessantes.

E toca a twittar e já agora...sigam-me :)













Sem comentários:

Enviar um comentário